Apesar de duas derrotas nas últimas rodadas da 1ª fase da Copa UEFA, o Aliança conseguiu a pontuação necessária para se classificar. Na próxima fase, a equipe terá como adversários Barcelona, ABC e Huracan. Força, Aliança!
Carlos Eduardo Alves
E-mail: carloskt.alves@gmail.com
Apesar de duas derrotas nas últimas rodadas da 1ª fase da Copa UEFA, o Aliança conseguiu a pontuação necessária para se classificar. Na próxima fase, a equipe terá como adversários Barcelona, ABC e Huracan. Força, Aliança!
Depois da epopéica virada contra o ABC, parecia impossível haver outra partida tão emocionante, porém a vitória do Aliança contra o Pampa representou mais uma jornada dramática na trajetória da equipe. Dessa vez, no entanto, o começo foi bem melhor. Tocando a bola com correção, ainda que sem muita objetividade, o Aliança impôs seu ritmo desde os primeiros minutos. Não criou situações de gol, porém a partir de uma roubada de bola no campo de defesa do adversário, abriu o placar em um toque de Pedro para Allan. O gol, no entanto, acabou acomodando o time. Mesmo após a expulsão de um jogador, o Pampa conseguiu uma boa trama de ataque e empatou a partida.
No segundo tempo, a equipe adversária soube usufruir da vantagem de jogar a favor do vento. Ainda que com 10 jogadores, era o Pampa quem propunha as ações e tomava conta da bola. Caíme fazia belas defesas e mantinha o Aliança vivo no jogo. Em desfavor do oponente, estavam os espaços cedidos por sua postura ofensiva. O Aliança aproveitou e chegou ao seu segundo gol com um belo chute de Felipe de fora da área. No decorrer da segunda etapa, a equipe criou pelo menos duas oportunidades claras para marcar, porém não obteve êxito. O Pampa passou a atacar cada vez mais, e a pressão redundou no gol de empate já no final da segunda etapa.
Quando tudo parecia perdido, no entanto, mais uma vez sobrou superação, garra e qualidade ao elenco do Aliança. Com o time todo modificado, em um último resquício de fôlego de seus exaustos atletas, o Aliança foi para cima. Faltando menos de 5 minutos para o fim da partida, uma bola foi cruzada da ponta direita. Ela atravessou a área lentamente, esperando que alguém a colocasse para o fundo das redes, papel que coube a Pedro desempenhar.
E assim foi construída a segunda vitória consecutiva do Aliança na Copa Uefa. O próximo desafio é contra o Millonários. Força, Aliança!
O Aliança mostrou brio e garra em sua segunda vitória na Copa UEFA. Depois de estar perdendo por 3 a 0, a equipe arranjou forças para conseguir uma virada impressionante e vencer por 4 a 3 a boa equipe do ABC.
O jogo começou parelho, com os dois times se atacando. O ABC levava perigo por intermédio de seu organizador, ao passo que o Aliança demonstrava interesse, porém sem criar muitas oportunidades. Mesmo assim, a primeira circunstância para marcar foi do Aliança, por intermédio de Gustavo, que aproveitou uma bola rebatida após bela jogada de Neymar, arrematando de dentro da área nas mãos do goleiro. A partir daí, usufruindo da vantagem de jogar a favor do vento, o ABC começou a levar perigo, fazendo seu primeiro gol em um bom chute, após cobrança de escanteio. Acuado, o Aliança passou a ceder espaços, acabando por sofrer mais dois gols na primeira etapa.
No intervalo, o time conversou e foram feitas algumas modificações. Ingressaram na equipe o goleiro-centroavante Caíme e o lateral direito Thomas. O que realmente mudou, porém, foi o ânimo do Aliança, que passou a pressionar a defesa do ABC. A estratégia mostrou-se acertada quando, após um belo cruzamento de Allan, Cassiano cabeceou forte descontando.
O ABC reajustou-se em campo depois do gol, equilibrando a partida e levando perigo em algumas jogadas, com boas intervenções do arqueiro Pedro. O Aliança seguiu atacando e, depois de um bom cruzamento de Thomas e uma inteligente jogada de corpo de Caíme, a bola sobrou livre para Neymar empurrar e correr para o abraço. O segundo gol inflamou novamente a equipe, que voltou a pressionar de forma consistente e organizada. O terceiro tento era questão de tempo e coube a Felipe Keller fazê-lo, aproveitando um cruzamento e cabeceando com muita categoria, quase de fora da área. Desestruturado, o ABC não conseguia reagir e foi castigado. Por volta dos 30 minutos, um jogador da equipe chutou contra a própria mão ao tentar afastar a bola. O árbitro assinalou penalti, e Felipe, com elegância, colocou no canto. 4 a 3.
Faltando pouco para o término, o ABC chegou a tentar o empate por meio de "chuveirinhos" para a área, mas era tarde demais. Aliança 4 a 3. Vitória heróica. O próximo desafio é contra o Pampa.
Força, Aliança!
A equipe do Aliança fez sua estréia na Copa da UEFA sábado dia 21/08/2010 frente à equipe do Huracán. Estávamos com muito desfalques importantes, porém não significando uma queda de qualidade.
Ainda no primeiro tempo, após uma jogada muito boa de Neymar pela ponta direita, a bola respinga para Felipe que, após dois chutes, o grito de gol ficou entalado na excelente atuação do goleiro adeversário.
A equipe do aliança se portava de forma bastante consistente dentro de campo, não cedendo às constantes provocações e faltas fortes da equipe adversária. Faltava apenas uma jogada mais objetiva para marcar o primeiro gol do campeonato.
Ele veio no segundo tempo, com uma ótima jogada de Gustavo pela ponta direita e, após o cruzamento, sobrou para Felipe que, com uma espetacular assistência, passou para Daniel que com muita tranquilidade deslocou o goleiro e marcou o gol da vitória do Aliança.
O Aliança fará sua estreia na Copa Uefa neste sábado (14/08). A partida será contra a equipe do Huracán, às 16h, no Complexo Esportivo Muradás, em Canoas/RS. De acordo com o organizador da equipe, Carlos Eduardo Alves, o time sofreu inúmeras baixas na intertemporada, porém entrará no certame para fazer um papel melhor do que no último torneio disputado. "O objetivo, inicialmente, é classificar. Conseguimos manter o sistema defensivo e algumas peças importantes nos outros setores, no entanto teremos que reformular o meio de campo no decorrer da competição", disse. Para o capitão Cassiano Maschio, o maior desafio para o Aliança é não desperdiçar cobranças de penâlti, fator decisivo para a eliminação precoce na Copa Farroupilha.
Para o primeiro jogo, a equipe está indefinida, porém deve contar com as participações dos zagueiros Cassiano, Dudu e Paco, dos volantes Carlos Eduardo e Felipe, dos laterais Thomas, Giordano e Maurício, bem como do meia Lucas e dos atacantes Gustavo e Dani.
O goleiro Caíme, um dos destaques da equipe aliancensse na Copa Farroupilha irá ficar fora dos gramados por pelo menos 1 mês. O atleta teve que se operar de um problema no coluna, o mesmo que o afastou dos gramados na temporada passada. A direção do Aliança torce para que o goleiro se recupere rápido e volte aos relvados o quanto antes para a disputa da Copa Uefa pelo Aliança.
Na tarde do dia 10/07 o Aliança derrotou o time do Náutico por 6x3.
Embora o Aliança, como de costume, tenha ido com muitos desfalques para a partida, a equipe teve o domínio da partida disputada em Viamão, num local que, embora bastante agradável para a prática do futebol, era muito distante da cidade e de difícil acesso.
O primeiro gol da partida foi contra, após cruzamento de Titi o zagueiro do Náutico apareceu como centroavante e mandou a bola para o fundo das redes. O Aliança manteve o ritmo, dominando a partida, contudo o ataque parecia displicente, totalmente sem vontade. Com isso o Náutico se aproveitou de um contra-ataque e igualou a partida.
Gustavo, que até então estava escondido na partida, dominou a bola no meio de campo, partiu para cima da zaga e, de fora da área, colocou o Aliança novamente na frente do placar.
No final do primeiro tempo, o juiz Mãozinho, famoso por sempre prejudicar o Aliança, começou a mostrar suas garras e marcou um penalti para o Náutico, que desperdiçou a oportunidade.
No segundo tempo o Aliança encaixou o ataque e logo ampliou com Martin, que aproveitou o rebote do goleiro no chute de Gustavo. Não demorou e o 4º gol surgiu pelos pés de Gustavo, que marcou minutos mais tarde o seu terceiro gol na partida.
Titi, após bom passe de Dani fez o 6º gol da esquadra aliancensse.
No final da partida o Náutico fez dois gol.
Placar final: Aliança 6 x 3 Náutico
Iniciaram a partida: Lucas, Maikel, KT, Dudu (c); Emerson; Felipe Keller, Luciano, Lucas Lunardelli e Titi; Dani e Gustavo
Entraram: Pedrinho, Caio, Everton e Martin
O Aliança voltou aos gramados pampeanos no dia 03/07, exatamente um mês após ser eliminado da Copa Farroupilha. O longo tempo de inatividade da equipe foi sentida por todos. O espaço reduzido do campo também foi marcante, principalmente no inicio da partida, tendo a equipe aliancensse sofrido bastante com este fator.
Logo no começo do jogo, após uma saída errada da defesa, o atleta do Cosmos tocou na saída de Caíme e fez o primeiro gol da partida. Esta foi a única chance do Cosmos o primeiro tempo inteiro. Depois do gol só deu Aliança e empate saiu de um gol inusitado: cobrança de falta pela esquerda, o goleiro sai do gol e soca a bola em cima do meio campo Titi, que com o joelho marcou o gol do empate. Embora a pressão do Aliança não tenha diminuído o resultado do primeiro tempo acabou em 1x1.
No segundo tempo o time da casa decidiu vir para cima do Aliança e o juiz começou a se complicar, marcando todo e qualquer tipo de falta em favor do time mandante. Apesar desta circunstância o Aliança foi quem teve as melhores oportunidades e virou a partida com um gol de falta de Dani. Neste momento o goleiro Caíme era mero espectador da partida, realizando apenas pequenas intervenções.
No final da partida o Aliança chegou ao 3x1. Após uma bela jogada pela lateral direita Mauricio cruzou para Titi que perdeu o tempo para a melhor conclusão, rebatendo a bola para Mauricio anotar seu primeiro gol com a camiseta do Aliança.
Resultado final: Aliança 3x1 Cosmos
Iniciaram a partida: Caíme, Mauricio, KT, Cassiano e Emerson; Felipe Keller, LS, Juliano e Titi; Dani e Gustavo
Entraram: Thomas, Zanotto, Guilherme, Maikel e Marcos Vinicius
Na tarde de quinta-feira o Aliança foi eliminado da Copa Farroupilha de Futebol. Apesar da boa atuação a equipe não soube aproveitar as oportunidades e acabou empatando em 2x2 contra o tradicional time do Deportivo Porto Alegre.
O Aliança saiu ganhando a partida de 2x0. O primeiro gol surgiu de um lançamento de Lucas Lunardelli para Gustavo, que aproveitando de sua velocidade, passou por dois zagueiros adversários e tocou na saída do goleiro adversário. Após o primeiro gol o Aliança sofreu um momento de instabilidade na partida, sofrendo com as bolas alçadas à area pelo adversário, contudo com o passar do tempo a equipe voltou a dominar a partida e Lucas Lunardelli num bonito chute de fora área ampliou o placar.
Porém, aos 46 minutos o Deportivo descontou o placar. Após cobrança de falta na intermediária, a defesa parou e o atacante sozinho empurrou para a bola para o fundo do gol. Fim do primeiro tempo Aliança 2 x 1 Deportivo POA.
Na volta do intervalo, logo aos 8 minutos, o Deportivo conseguiu o empate. Em lance que gerou grande discussão, o atacante do time do Deportivo agarrou o zagueiro Cassiano do Aliança, que caiu no chão pedindo a falta. Na sequencia do lance o mesmo atacante recebeu a bola e cruzou para o centro da área para o atacante que vinha de trás, que somente empurrou a bola para o gol.
Depois do gol a equipe aliancensse foi para cima do adversário, dando uma incrível pressão que somente não resultou em gol devido a grande atuação do goleiro do Deportivo. E quando a bola passou pelo goleiro adversário o zagueiro salvou em cima da linha, evitando, assim, a classificação do Aliança.
O Aliança soube explorar os espaços deixados pela defesa do Macabi e conseguiu a vitória que o recolocou na briga pela classificação. Em uma tarde nublada, o time começou hesitante, sofrendo um gol logo no início. Porém não esmoreceu, e Dudu teve a calma para aproveitar um rebote do goleiro adversário e empatar a partida. A partir daí o Aliança controlou as ações e desperdiçou boas oportunidades para virar o jogo. Fatalmente o fez, em lançamento preciso de Titi para Gustavo, que driblou o arqueiro adversário e concluiu para o gol vazio. Ainda houve um penalti desperdiçado na primeira etapa.
Retornado para o segundo tempo, a equipe manteve um bom nível de atuação, ampliando em jogada que começou no meio de campo e terminou com Gustavo chutando, mais uma vez, para o gol vazio. O goleiro, aparentemente, se atrapalhou com a rede. O Macabi ainda descontou em cobrança de penalti, porém o Aliança soube segurar nos últimos minutos e conquistou mais 3 pontos.
Com essa vitória, 3 pontos bastam para que a equipe se classifique à próxima fase da competição.
© 2010 Todos os direitos reservados.