Na quente tarde deste sábado, o Aliança voltou aos gramados pela Copa UEFA desta vez para encarar a equipe do Mônaco, líder do campeonato e atual campeã da Copa Farroupilha, e conseguiu arrancar um empate heróico.
Contando com muitos desfalques e com poucos jogadores à disposição (apenas 13), a equipe do Aliança optou por uma postura mais defensiva, visando conter o ótimo bola de toque do Monaco, escalando o time no esquema 4-5-1. Contudo o plano aliancensse foi logo por água abaixo, na medida em que o Monaco desde o primeiro minuto demonstrou um ótimo futebol e dominou amplamente a partida, não demorando muito para abrir dois gols de vantagem.
O Aliança somente conseguiu chegar com perigo ao gol da equipe alvirrubra após o "tempo técnico", uma vez com Dani e outra com Emerson. E para piorar a situação, o meio de campo Felipe Keller, com um entorse no tornozelo, teve que ser substituído pelo estreiante Guilherme.
No intervalo, após a conversa entre jogadores e treinador, o meia Diego foi adiantado ao ataque, buscando dar uma parceria ao atacante Dani. Pode-se perceber a alteração de postura do Aliança, que logo no primeiro lance chegou com perigo em um chute de Guto de fora da área.
O jogo estava aberto, com espaço para as duas equipes, mas foi o Aliança que fez o gol. O zagueiro Dudu, após se antecipar ao atacante adversário, deu um belo lançamento para Diego, que ganhou na velocidade do zagueiro, driblou o goleiro e chutou para o gol vazio, contudo a bola não entrou devido a intervenção do zagueiro do Mônaco que, dentro da pequena área, colocou a mão na bola. Penalti assinalado e expulsão do jogador do Monaco. Na cobrança Dani deslocou o goleiro e descontou o placar.
O jogo permaneceu aberto e ambas as equipes perdiam chances. Em uma dessas oportunidades Emerson cobrou falta com perfeição, mas a bola bateu na trave, no rebote Dani, com o gol aberto, conseguiu o mais dificil e chutou a bola para fora.
Diego ainda teve a chance de empatar o placar, em mais um lançamento, ganhou dos zagueiros, passou para o goleiro, mas ficou sem angulo e tocou para Márcio que acabou desperdiçando mais uma boa oportunidade.
Mas o Aliança não desistiu e acabou chegando ao empate. Após cobrança de falta para área, a bola sobrou para Márcio que chutou de primeira, contudo a zaga desviou a bola e caiu nos pés de Dani, que se redimiu do gol perdido anteriormente e tocou a bola para o fundo das redes na saída do goleiro. Empate do Aliança aos 41 minutos do segundo tempo.
No final da partida o Monaco ainda teve uma chance de desempatar a partida, mas o goleiro Pedro fez ótima defesa. Resultado final Aliança 2 x 2 Monaco.
Escalação: Pedro B.; Pedro M., Cassiano, Dudu, Guto; Thomas (KT), Keller (Guilherme "Dudu"), Emerson, Marcio, Diego; Dani.
Tecnico: KT
Gols: Dani (2)
Compareceu ainda para dar o apoio a equipe o atleta Mauro, que está lesionado.