Canoas, 21 de abril de 2012, o Aliança foi até o gramado do CT Muradás em busca da recuperação no campeonato, enfrentando a equipe do Borrachos. Desta vez o Aliança se fardou com a camiseta a vermelha, atendendo cordialmente ao pedido do adversário que pretendia fazer a estréia de seu novo uniforme, de cor azul marinho.
A tarde que foi marcada pela condição climática instável (durante a partida teve sol, chuva fina, chuvarada, ventania), marcou também a estréia no novo treinador, o ex-centroavante aliancesse PH, vulgo Cabañas, que abandonou os gramados em jogos oficiais após lesão ligamentar no joelho. Já na sua primeira partida como treinero, PH ousou e mudou a estratégia do time, fazendo com que a equipe adotasse o esquema 3-5-2. E a mudança deu certo, o Aliança, logo no início da partida, após belo passe de Diego, Mauro utilizou de toda a sua velocidade, deu um sutil toque na bola e foi tocado pelo goleiro. Penalti claro assinalado pelo árbitro. Na cobrança, Felipe Keller, com excelência, deslocou o goleiro e abriu o placar para o Aliança.
Aberto o placar o Aliança começou a sentir a falta de entrosamento no novo esquema, ocasionando uma verdadeira cratera no meio de campo. Alas jogando de atacante, volantes de meia, enfim, uma tremenda confusão. Aproveitando-se dessa situação, a equipe do Borrachos passou a se impor na partida, mas não causava grande perigo a meta defendida por Caíme. No entanto, após falta cometida por Rodrigo Petersen em frente a área, o Borrachos empatou a partida.
Após a igualdade no placar, o Aliança voltou a se situar em campo, Felipe Keller se posicionou como volante ao lado de MV, e Mauro retornou à ala direita. E foi exatamente em bela jogada armada pelo lado direito que surgiu o gol do desempate. Depois de bela jogada armada por Diego, Felipe Keller, Eduardo Canquerini e Mauro, o ala foi novamente derrubado na área e o juiz não teve dúvida em apitar novo penalti para o Aliança. Na cobrança, Felipe Keller mesmo instigado pelo arqueiro adversário, bateu o penalti com perfeição e colocou o Aliança na frente do placar.
Na volta do intervalo, o Aliança se manteve muito bem postado em campo e não deu chance para o adversário assustar a meta. Mas a verdade é que a qualidade do jogo ficou prejudicada pela legítima chuvarada que caiu em Canoas: muita chuva, muito vento, muitos raios, muitas poças em campo. De qualquer forma, o Aliança foi quem criou as melhores oportunidades na etapa complementar, a primeira com um belo chute de Eduardo Canquerini de fora da área, que obrigou o goleiro adversário a uma bela defesa. Quase no fim do jogo, Áquila disputou com o zagueiro, ganhou a bola e iria ficar de frente pro gol e fatalmente faria o terceiro gol. Contudo o meia Dodi se empolgou e concluiu para o fundo da rede, mas por estar impedido o gol foi anulado.
A partida foi encerrada aos 42 minutos diante da total falta de condições de jogo.
Agora o próximo jogo é contra o Gaudério, no próximo sábado.
Atuaram: Martins, Petersen, Schepp, Tarnowski; Ogliari, Abreu, Keller, Green e Silveira, Canquerini e A. Tarnowski.
Entraram: Machado, Barwinkel, Zanotto, Maschio.
Treinador: PH
Presentes: Alves, Tarnowski, Araújo e Dalla Valle.
Valeu pela presença de todos, inclusive aqueles que não jogaram ou jogaram pouco. ISSO É UM TIME! TEM QUEAPOIAR JOGANDO OU NÃO!!!